Araputanga

ADVOGADOS: UM DIA DE HOMENAGEM, UMA VIDA DE MISSÃO


No dia 11 de agosto de 1827, foram criados no Brasil os primeiros cursos de Direito, mais precisamente em São Paulo e Olinda, sendo esta a razão por que nesse dia, exatamente, se comemora o Dia do Advogado.

A profissão de advogado deve ser abraçada de forma apaixonada, seja percorrendo os corredores de fóruns e tribunais, seja representando os interesses dos mais nobres ou pobres cidadãos em algum lugar, mesmo que desprovido de qualquer vaidade, longe das mídias e da alta sociedade.

Advogar é um meio de realizar justiça, uma forma de lutar contra as desigualdades, em prol de uma comunidade mais justa e solidária, onde cada um seja respeitado em suas diferenças e tenha a chance de igual acesso às suas garantias fundamentais.

O papel do advogado vai muito mais além dos simples embates processuais ou das tribunas das Cortes de Justiça brasileiras. O advogado é, acima de tudo, um cidadão da República, por isso, cabe-lhe a essencial tarefa de defender a liberdade, a vida, a honra de todos os que o procuram, muitas vezes, como a única guarida. Esses bens não têm preço, e para defendê-los de qualquer ataque, o advogado há de recusar qualquer manobra desleal, uma vez que é seu dever dedicar-se à construção da justiça, da cidadania, da paz e da dignidade.

A luta pelo bem estar de todos exige uma atuação intransigente em favor das pessoas injustiçadas e que têm seus direitos violados e contra os que os violam. Um esforço contínuo pela redução dos arbítrios ainda existentes, para que cada cidadão tenha os seus direitos e garantias fundamentais assegurados. E isso, sem dúvida alguma, aquele que além da profissão, exerce-a como vocação, o faz com maestria, com destreza e competência.

Aprendamos, ainda mais, com lições adquiridas com grandes exemplos de cidadania, bem acima da nossa capacidade de seres humanos médios, aprendamos com Rui Barbosa, Pontes de Miranda e Miguel Reale a luta intransigente pela justiça.

É com a palavra – escrita ou falada – que se defendem clientes, mas, sobretudo, o ser humano sujeito da dor da injustiça. E, para tanto, um advogado, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, há de ter uma voz, duas mãos e o sentimento do mundo; um sentimento capaz de o fazer sentir a dor do outro e com a mesmo vigor atenuá-la.

Parabéns advogadas e advogados; é o seu gesto pertinente e intencional que tem garantido um mundo com menos injustiças, com menos devaneios de poder e de arbitrariedades. Façam da causa dos injustiçados a causa de suas vidas, pois ainda que haja injustiça no mundo, quando o bem é feito a apenas um desses injustiçados, que recebe a graça da justiça, seu mundo terá um horizonte distinto de todos os outros.

Que Maria, Rainha da Paz a nossa advogada junto ao Pai, nos guie nos caminhos da justiça.

Parabéns!

 

Faculdade Católica Rainha da Paz
www.fcarp.edu.br

 


FUNDO SOCIAL 2026

Inscrições para o Fundo Social 2026 seguem abertas até 15 de setembro

Iniciativa do Sicredi já destinou R$ 6,6 milhões a 491 projetos e está com inscrições abertas para novas propostas por meio da plataforma Sicredi na Comunidade


ESPORTE E LAZER

Grande final da Copa Torcida 2026 movimenta Glória D’Oeste neste sábado

Decisão acontece a partir das 17h, no Campo Society Jeováh Calixto, com participação da Feira da Agricultura Familiar


BEM-ESTAR

Mulheres do PAIF participam de aula de Pilates ao ar livre em Indiavaí

Atividade promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social foi realizada no Parque Aquático Silvano e acompanhada pela fisioterapeuta Bruna Thaynara.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.